Logótipo da Númena
> ULISSE - ANÁLISE E TROCA DE BOAS PRÁTICAS DE INICIATIVAS DE COMBATE AO ABANDONO ESCOLAR

A Númena foi recentemente convidada a integrar a equipa do projecto transnacional – Ulisse - Analysis and Exchange of good practices to retain students in the Education System - que decorre ao abrigo do Programa Socrates.O projecto resulta de uma parceria entre entidades de seis países - Itália, Bulgária, Estónia, Alemanha, Grécia e Portugal. Começou em Outubro de 2006 e tem previsto o seu término para Outubro de 2008. Alguns constrangimentos levaram ao impedimento do parceiro português inicial continuar no projecto, razão pela qual a entrada da Númena ocorre nesta fase tardia.


OBJECTIVOS DO PROJECTO


OBJECTIVO GERAL
Avaliar as medidas e políticas das autoridades e instituições educacionais que visam a redução e combate ao abandono escolar precoce. O projecto pretende ainda promover a troca de Boas Práticas relacionadas com a temática entre professores, dirigentes escolares, profissionais no sector da educação e decisores políticos.

OBJECTIVO ESPECÍFICO
- Mapeamento e avaliação de políticas e medidas existentes para reduzir e combater o abandono escolar nos diferentes estados membros participantes no projecto;
- Comparação das diferentes situações em cada um dos estados membros e elaboração de um quadro de recomendações visando a melhoria das políticas nacionais no contexto da prevenção e diminuição do abandono escolar; 
- Troca e partilha de experiências e boas práticas no que se refere a iniciativas de prevenção do abandono escolar a decorrer em diversos sectores e com a intervenção de diferentes agentes sociais (escolas / agentes educativos, decisores políticos, sociedade civil, autoridades locais e nacionais, etc.)
.

BENEFICIÁRIOS/GRUPOS-ALVO
O projecto é dirigido a professores, dirigentes escolares, profissionais do sector da educação, decisores políticos e autoridades locais e nacionais dos países participantes no projecto.

RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que os resultados do projecto contribuam para uma maior sensibilização acerca do abandono escolar em cada um dos países participantes assim como a nível Europeu; para motivar a implementação de iniciativas de prevenção ao abandono escolar e de boas práticas verificadas noutros estados membros; e para o incremento da consciencialização acerca das consequências que o abandono escolar terá na execução dos objectivos propostos pela Estratégia de Lisboa.

ACTIVIDADES A DESENVOLVER
- Produção de um relatório nacional acerca das políticas e medidas existentes para reduzir e combater o abandono escolar;
- Produção de um relatório Europeu para comparar as diferentes políticas e iniciativas desenvolvidas nos países parceiros com vista a elaborar um quadro de recomendações visando a melhoria das mesmas a nível nacional;
- Criação de uma rede de interlocutores privilegiados em cada um dos países parceiros (professores, dirigentes escolares, profissionais do sector da educação, decisores políticos, autoridades locais e nacionais) para dinamizar a identificação de boas práticas e a disseminação dos resultados do projecto;
- Organização de seis seminários transnacionais para troca de informação acerca de Boas Práticas nos países parceiros;
- Organização de uma conferência final europeia para disseminar os resultados do projecto;
- Produção de um DVD (nas línguas correspondentes a cada país parceiro) para disseminação dos resultados do projecto;
- Mapeamento e análise das necessidades e dificuldades de acesso aos bancos e instituições de crédito para imigrantes e refugiados. Recolha e análise das boas práticas actualmente existentes nesta área;
- Identificação de boas práticas em cada um dos estados membros através de workshops nacionais com a participação das várias partes interessadas;
- Workshops transnacionais com o objectivo de definir boas práticas no sector e trocar informação;
- Publicação de um manual sobre boas práticas no sector;
- Conferência internacional de apresentação dos resultados do projecto.


FINANCIAMENTO

Financiado ao Abrigo do Programa SOCRATES, Acção 6.1 (Observação dos sistemas educacionais, políticas e inovação) e Acção 6.2 (Iniciativas inovadoras que respondem a necessidades emergentes). A lista de projectos aprovados pode ser consultada aqui.

DURAÇÃO
24 meses (de Outubro de 2006 a Outubro de 2008).


PARCEIROS EUROPEUS:
UniTS - Università del Terzo Settore (Coordenação) - Itália
HCA – Health Care Association – Bulgária
Institute of Educational Research of Tallinn University Estónia
EBG – Europäisches Bildungswerk für Beruf und Gesellschaft gGmbH – Alemanha
KekKronos – Grécia


EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO EM PORTUGAL:
Edite Rosário
Tiago Santos


O conteúdo desta página é da exclusiva responsabilidade da Númena e não pode, em caso algum, ser tomado como expressão das posições da União Europeia.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Foto das instalações da Númena