Logótipo da Númena

MIGRANTS' EXPERIENCES OF DISCRIMINATION

O objecto principal desta investigação são as experiências de discriminação referidas pelos imigrantes e grupos étnicos minoritários. O projecto é promovido pelo EUMC e abrange, para já, 12 países da UE. A realização do projecto em Portugal foi adjudicada, em concurso público internacional, a uma equipa da Númena composta por Catarina Oliveira, Rahul Kumar e Tiago Santos, que coordena. Esta equipa granjeou ainda o apoio do INE e do MCTES, por via do protocolo existente entre estas entidades para a cedência de dados estatísticos a actividades de investigação, e do IEFP, sob a forma de um co-financiamento da bolsa de estágio atribuída ao Dr. Kumar.

A metodologia é quantitativa e firma-se num inquérito por questionário a amostras representativas de quatro grupos imigrantes e uma minoria étnica nacional. São eles os cidadãos do Brasil, de Cabo-Verde, da Guiné-Bissau e da Ucrânia que residem em Portugal, bem como os ciganos portugueses. O EUMC publicou já online um relatório no qual reúne informação relativa a 12 países.

Os resultados do estudo feito em Portugal foram publicados pela Númena e apresentados publicamente no dia 22 de Março de 2009. A versão digital desta edição, disponível apenas em língua inglesa, pode ser descarregada aqui.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Ilustração retirada da publicação
Capa da publicação
Logo do INE
Logo do MCTES
Logo do IEFP