Logótipo da Númena

> MIGRANTS’ INTEGRATION TERRITORIAL INDEX

O Projecto M.I.T.I.- Migrants’ Integration Territorial Index é co-financiado pela União Europeia ao abrigo do programa INTI (Preparatory Actions for the Integration of Third-Coutry Nationals). Envolve a participação de entidades de cinco países, nomeadamente Espanha, França, Itália, Reino Unido e Portugal. A organização promotora é IDOS – Centro Studi e Ricerche e a representação portuguesa é tutelada pela Organização Internacional para as Migrações, que por sua vez, contratou os serviços de investigação e consultoria em ciências sociais da Númena para realização das actividades propostas no plano de trabalhos.

Os objectivos gerais do projecto são o desenvolvimento e operacionalização de uma metodologia capaz de medir o nível de integração dos imigrantes, a nível nacional e regional, identificando e comparando diferentes modelos com vista à melhor compreensão do conceito de integração.

Através da criação de Índices, será testado a nível dos diferentes Estados-membros participantes, um método de análise baseado em factores fundamentais para quantificar o potencial de integração dos imigrantes no contexto territorial. Nomeadamente um ‘Índice de Polarização’, um ‘Índice de Estabilidade Social’ e, por último, um ‘Índice de Inserção Laboral’.

A primeira fase é de identificação de fontes e recolha de informação seguindo-se a aplicação da metodologia a nível nacional. Numa segunda fase o apuramento dos índices incide num contexto mais micro, regional e metropolitano. O projecto será participado através da apresentação periódica de working papers, realização de workshops e encontros transnacionais entre parceiros.

O segundo encontro realizou-se em Lisboa, entre os dia 1 e 2 de Fevereiro e serviu de apoio à consolidação de uma grelha comum de análise com base nas especificidades de cada Estado-membro participante.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Foto das instalações da Númena