Logótipo da Númena

> MÓNICA CATARINO

Licenciou-se em Direito pela Universidade do Minho (1995-2000) e concluiu uma pós-graduação em Criminologia pela Universidade Lusófona de Lisboa (2001). Depois de realizar o estágio de advocacia na Ordem dos Advogados (2001-2003) exerce advocacia por conta própria desde Maio de 2004.


Desde 2001 promove consultas jurídicas a imigrantes e membros de minorias étnicas, em regime de voluntariado, na associação SOS Racismo. Ainda no contexto da sua colaboração com esta associação de Direitos Humanos, participou activamente em inúmeras iniciativas, incluindo publicações diversas sobre a temática da imigração e minorias étnicas, cursos de formação jurídica, debates, conferências, etc.

Colabora com a Númena desde 2001, no âmbito das actividades do ponto focal nacional da rede RAXEN (rubrica: Legislação), do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (EUMC). Participou também no recente estudo Inclusão Social da comunidade Cigana.
Colaborou, ainda, com o European Roma Rights Center (ERRC), na elaboração de um estudo sobre as Condições Habitacionais da Comunidade Cigana em Portugal (2005). Em Março de 2006 frequentou o curso ministrado pelo SOLID Project - Strategies on Litigation against Discrimination in UE Countries.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Foto de Mónica Catarino