Logótipo da Númena

> TIAGO SANTOS

Era já bolseiro de investigação em 1997, ao licenciar-se em sociologia com uma tese sobre a construção social da figura de Fernando Pessoa, e desde então tem vindo sempre a trabalhar neste ofício que ainda hoje é o seu. Ao logo dos anos tem vindo a ser co-autor de vários projectos de investigação que alcançaram financiamento, quer público, quer privado. Envolveu-se na fundação da Númena com o objectivo de assim criar uma zona de investigação temporariamente autónoma ou um recesso momentâneo face à lei de ferro das oligarquias académicas.

Tem por principal interesse de pesquisa o desenvolvimento de uma perspectiva teórica na qual as variáveis sociológicas clássicas (género, idade, classe, etnia, religião, etc.) sejam vistas como instrumentos que os agentes sociais utilizam na criação de equilíbrios gratificantes entre as pulsões universais para a identidade e distinção, constituindo na verdade não mais do que epifenómenos destas últimas.

Preocupa-o saber em que circunstâncias os critérios de classificação adquirem ou perdem importância no traçar de fronteiras sociais. Sob este olhar, a modernidade apresenta-se como um processo de raiz tecnológica (nomeadamente a invenção dos tipos móveis por Guttenberg em 1448) cujo significado propriamente social resulta da multiplicação dos recursos simbólicos disponíveis para serem utilizados no traçar de fronteiras. Deste interesse decorre uma particular atenção à relação entre status social e consumos culturais, tema sobre o qual versou o seu mestrado, concluído em 2007.

Perfil no Academia.edu

View Tiago Santos's profile on LinkedIn

Curriculum Vitae

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Foto de Tiago Santos