Logótipo da Númena
> NUNO OLIVEIRA


Formou-se em Sociologia pela UAL e é Mestre em Economia e Sociologia Histórica pela FCSH-UNL. Presentemente encontra-se a realizar o doutoramento em Sociologia no CIES - ISCTE-IUL. Os seus interesses desde cedo se centraram no tema da integração dos imigrantes e da construção da coesão social. Da sua tese de licenciatura, onde ensaiou uma escala de distância social, passando pela tese de Mestrado, na qual se debruçou sobre a construção da pertença dos imigrantes através do discurso político, até ao doutoramento, em que se encontra a estudar os modelos nacionais de imigração e políticas comparadas em diferentes países, a sua carreira académica foi marcada pela investigação no domínio das migrações. Neste contexto é presentemente bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo-o sido também no projecto Entrepreneurship and Citizenship: Modes of Inclusion of Ethnic and Immigrants’ Communities in Portugal no SociNova.

Experimentou uma breve passagem pela leccionação no Instituto Politécnico de Santarém onde assegurou a cadeira de Introdução às Ciências Sociais e de Sociologia das Organizações no ano lectivo 2001/2002.

Da academia lançou-se na prática continuando a mesma linha de interesses. Juntou-se à Númena, como coordenador do Ponto Focal Português da Rede Raxen (Racism and Xenophobia Network) do EUMC (European Monitoring Center), lugar que ocupou desde o início do Observatório em Portugal, em 2001, até Novembro de 2003. Neste período foi criada a estrutura do Observatório da Imigração, trabalho que se viria a materializar, entre outras iniciativas, na página web do Observatório da Imigração da qual foi coordenador em parceria com o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

Decorrente da sua actividade de coordenador do Ponto Focal Português da Rede Raxen, foi escolhido para um lugar de DNE (Detached National Expert) no
EUMC em Viena.

Desde Novembro de 2003 que trabalha para o Departamento de Research and Data Collection do EUMC participando regularmente na feitura dos seus relatórios. Em 2005 fez parte da Task Force para a harmonização das políticas de imigração sob os auspícios do EUROSTAT. Actualmente é responsável pela área da Habitação da Rede Raxen do referido Observatório.


Curriculum Vitae

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
A aguardar fotografia