Logótipo da Númena

> ISABEL MARGARIDA FREITAS


Desde Julho de 2003 está envolvida na concepção e desenvolvimento do Centro de Recursos sobre Desigualdade e Discriminação Social, projecto co-financiado em 2006-2007 no âmbito do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, sendo responsável pela coordenação editorial do sítio Ponte Margem. A partilha de informação e a colaboração com grupos de trabalho da Área de Projecto escolar contam-se entre as actividades desenvolvidas no âmbito do centro de recursos.

Em 2010 promoveu em conjunto com Tiago Ralha o projecto "Necessidades Especiais, Deficiência e Capacitação em Portugal: Um Guia de Recursos em Conhecimento (1974-2010)", desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) e co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) no quadro do Subprograma Para Todos.

Durante 2015 participa no projecto "Deficiência e Capacitação: Entre Litoralidade e Interioridade" promovido pela Associação Portuguesa de Deficientes (APD) em parceria com as actividades da Ponte Margem e co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) no quadro do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P


PROJECTOS PASSADOS

Desde 1998 tem trabalhado em actividades no campo da edição e da organização de iniciativas, sobretudo na área das Ciências Sociais, no âmbito de uma associação científica sem fins lucrativos (1998-2000), de uma associação de ambiente urbano - departamento editorial (2001-2002) e de uma associação de moradores (2002-2005). Trabalha com a Númena desde 2003, sendo associada desde 2005.

De Março de 2003 a Dezembro de 2009 foi responsável pela edição do sítio do Observatório da Imigração (OI) no âmbito de um protocolo entre a Númena e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI).

De Janeiro de 2005 a Janeiro de 2007 integrou a equipa do Núcleo Português da Rede Europeia de Informação sobre Racismo e Xenofobia (RAXEN) do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (actual Agência Europeia para os Direitos Fundamentais). Neste âmbito, colaborou na recolha e análise de informação, redacção de boletins bimestrais e desenvolvimento de relatórios do projecto:

  • Special Study – Combating Ethnic and Racial Discrimination and Promoting Equality: Trends and Developments in Portugal 2000-2005, Viena: EUMC - European Monitoring Centre on Racism and Xenophobia, 2006 (com Bruno Dias, Tiago Ralha, Mónica Ribeiro e Elisa Silva).
  • The Situation of the Immigrants and Ethnic Minorities in Portugal in 2005 – Annual Report for the European Monitoring Centre on Racism and Xenophobia, Viena: EUMC - European Monitoring Centre on Racism and Xenophobia, 2005 (com Bruno Dias, Tiago Ralha, Mónica Ribeiro, Edite Rosário, Hugo Seabra e Elisa Silva).
  • Special Study – Organisations Supporting Victims of Racial Discrimination in Portugal, Viena: EUMC - European Monitoring Centre on Racism and Xenophobia, 2005 (com Bruno Dias, Tiago Ralha e Elisa Silva).

De Maio de 2007 a Outubro de 2008 colaborou enquanto assistente de redacção dos primeiros três números da revista semestral Migrações (versões impressa e digital), alojada no sítio do Observatório da Imigração.

Em 2010 promoveu em conjunto com Tiago Ralha o projecto Necessidades Especiais, Deficiência e Capacitação em Portugal: Um Guia de Recursos em Conhecimento (1974-2010), desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) e co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) no quadro do Subprograma Para Todos. Neste âmbito co-organizou o seminário "Necessidades especiais e deficiência em Portugal: conhecimento, investigação e acção - de 1974 à actualidade", que teve lugar no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) no dia 26 de Janeiro de 2011.

Integrou a equipa portuguesa do projecto "RED Network Combating Racism and Xenophobia" promovido pelo Institute for Rights, Equality & Diversity (iRed, Grécia) no âmbito da Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade (RED Network - Rights, Equality & Diversity) e co-financiado em 2011-2013 no âmbito do programa europeu "Fundamental Rights and Citizenship".

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto