Logótipo da Númena

> TITO DAMIÃO




Concluiu a licenciatura em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa em 1997 com uma tese sobre descendentes de imigrantes de origem africana em contexto de realojamento urbano. A sua formação enquanto investigador foi consolidada com uma passagem pelo SociNova nos anos de 1997 a 1998. Data de então uma particular apetência pela Sociologia do Trabalho, que permanece até hoje o seu principal interesse de pesquisa.

Em 1998 foi contemplado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com uma bolsa de mestrado. Optou contudo por interromper a sua trajectória académica para se ocupar de questões de ordem mais prática, nomeadamente no sector público. Após uma experiência no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), assumiu em Julho de 1999 funções de assistente parlamentar junto do grupo socialista no Parlamento Europeu (PE), posição em que permaneceu até 2004. O trabalho desenvolvido ao longo desses cinco anos encontra-se reflectido num conjunto de legislação comunitária e orientações programáticas relevantes nas áreas do Emprego e Assuntos Sociais, Indústria, Comércio Externo, Energia, I&D, Política Regional, Coesão e Desenvolvimento Sustentável.

Durante este período desenvolveu em paralelo projectos de investigação. Um deles, o Estudo de impacto social sobre a liberalização dos mercados do gás e electricidade, realizado no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu em 2001, consolidou parcerias com outros investigadores e ajudou a constituir a massa crítica necessária ao arranque da Númena. Outro, o Inquérito ao Comportamento Eleitoral no Concelho de Alcobaça: Construção e Teste de um Índice de Alienação Política, foi realizado já sob esta chancela.

Regressou a Portugal em 2004 para integrar o Gabinete de Auditoria e Modernização e, na sequência da extinção deste, o GPLP, ambos organismos do Ministério da Jutiça, onde tem desenvolvido e coordenado o Projecto CERES - Competitividade e Reorganização Sustentável do Sistema Judiciário, que se encontra integrado no Plano Técnológico. Este Projecto de investigação científica multidisciplinar tem como objectivos: a reorganização funcional dos tribunais (organização de trabalho), a reorganização do mapa judiciário e o desenvolvimento de sistemas de avaliação, enquadramento socioeconómico da procura e monitorização da eficiência e produtividade, conducentes a um programa de gestão estratégica e integrada, georeferenciado. Tem também desenvolvido trabalho de análise para a política legislativa e desjudicialização, bem como a avaliação multidisciplinar da Reforma do Contencioso Administrativo.

É nesta área da Gestão Integrada de Políticas Públicas que desenvolve actualmente no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) a sua Tese de Mestrado, orientada pelo Professor Doutor Paulo Pereira de Almeida, enquadrada no Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Industriais.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Foto de Tito Damião