Logótipo da Númena

> NEM CILA NEM CARIBDIS: TÓPICOS DE REFLEXÃO SOCIAL SOBRE A LEITURA

Revista da Faculdade de Ciências Sociais e HumanasAutor:

Nuno Medeiros

Neste texto publicado na Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas o autor defende que o exercício de ler não se confina necessariamente em si próprio, desterro solitário na sua individualidade. Acto intrinsecamente criador, o sentido pleno da leitura é também social: envolve o outro. As práticas de leitura podem, então, desempenhar para leitores e mesmo para não-leitores um papel fundamental no seu sentido de posicionamento identitário e no seu sistema de relações. Perspectivando a leitura enquanto dado social interpretável, procura-se neste artigo dar breve conta de alguns tópicos que a reflexão no quadro mais amplo das ciências sociais tem produzido desde a década de setenta do século passado, incluindo as dificuldades e os riscos enfrentados pelas propostas apresentadas.

Medeiros, Nuno (2006) “‘Nem Cila nem Caribdis’: tópicos de reflexão social sobre a leitura”, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.º 18, 2006, pp. 367-381.


> EDIÇÃO E EDITORES NOS ANOS 30 E 40: MERCADO DO LIVRO, ACÇÃO CULTURAL E TENSÕES

Transformações Estruturais do Campo Cultural Português

Autor:

Nuno Medeiros

O capítulo intitulado “Edição e Editores nos Anos 30 e 40: mercado do livro, acção cultural e tensões” foi o contributo da pena de Nuno Medeiros para a obra Transformações Estruturais do Campo Cultural Português (1900-1950), coordenada por António Pedro Pita e Luís Trindade.

Medeiros, Nuno (2005) “Edição e Editores nos Anos 30 e 40: mercado do livro, acção cultural e tensões” in António Pedro Pita e Luís Trindade (coords.), Transformações Estruturais do Campo Cultural Português (1900-1950), Coimbra, Ariadne, 2005, pp. 129-159.


> RELIGIONS OF THE WORLD: A COMPREHENSIVE ENCYCLOPEDIA OF BELIEFS AND PRACTICES

Capa de PublicaçãoAutores:
Tiago Santos, Pedro Soares e Miguel Farias

Em 2002, pela primeira vez, a produção dos investigadores da Númena mostrou-se capaz de emergir do limbo da literatura cinzenta e alcançar uma divulgação mais alargada. O facto de os artigos sobre Portugal e a Igreja Lusitana terem surgido integrados numa publicação com critério editorial de padrão internacional, no caso, a enciclopédia Religions of the World: A Comprehensive Encyclopedia of Beliefs and Practices editada por J. Gordon Melton e Martin Baumann, constituiu um marco na história da Númena. Poderá consultar mais informação sobre a obra aqui ou aqui.
Santos, T.; Soares, P. & Farias, M. (2002). Lusitanian Church. In Melton, J. G. & Baumann, M. (eds.) Religions of the World: A Comprehensive Encyclopedia of Beliefs and Practices. Santa Barbara, CA: ABC-Clio. vol. 3 pp. 1026-1029, ISBN 1- 57607-223-1

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Ilustração de uma biblioteca