Logótipo da Númena
PONTE MARGEM - CENTRO DE RECURSOS SOBRE DESIGUALDADE E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL


Resultado de um processo de reflexão e discussão sobre a necessidade de promover uma abordagem integrada dos fenómenos de desigualdade e discriminação social e sobre a importância da sensibilização pública neste domínio, em Julho de 2003 começou a esboçar-se no âmbito da Númena - Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas o que viria ser o actual projecto do centro de recursos Ponte Margem.



PRINCIPAIS EIXOS E OBJECTIVOS


O projecto deste Centro de Recursos, mobilizador de um conjunto de conhecimentos no campo das Ciências Sociais e Humanas, Legislação, Edição, Tecnologias de Informação e Comunicação, pretende construir um espaço independente de encontro e de divulgação sobre a problemática da discriminação social, numa perspectiva integrada, tendo como principal objectivo contribuir para o conhecimento, monitorização e sensibilização pública sobre fenómenos de desigualdade e discriminação social em Portugal. São principais eixos estruturantes do projecto:

  1. Eixo 1 – Divulgação: o contributo das Ciências Sociais e Humanas 
  2. Eixo 2 – Inclusão Social: a necessidade de acompanhamento e avaliação
  3. Eixo 3 – Intervenção Social: sensibilização pública e investigação-acção


Potenciando os conhecimentos adquiridos e a inserção em redes de informação e de colaboração com outras entidades – nomeadamente outros centros de investigação e investigadores que estudam estas temáticas, organismos da administração pública local e central e organizações não-governamentais que actuam nos domínios abordados –, o Centro de Recursos Anti-discriminação propõe-se a:

  • Dinamizar a produção e divulgação de conteúdos de interesse público e de natureza cultural, científica, educativa, formativa e de cidadania, sobre a problemática da desigualdade e discriminação social;
  • Divulgar conhecimento sobre desigualdade e discriminação social no campo das Ciências Sociais e Humanas;
  • Reforçar a análise e o estudo dos fenómenos de desigualdade e discriminação em Portugal;
  • Partilhar informação e divulgar boas práticas, programas, redes e iniciativas de combate à discriminação, em articulação com outras experiências a nível europeu e internacional;
  • Melhorar o conhecimento, sensibilizar sobre questões e problemas de desigualdade e discriminação em Portugal e capacitar os actores sociais para a defesa de direitos fundamentais.


FINANCIAMENTO


Tendo a divulgação na área das ciências sociais e humanas e a sensibilização pública como dimensões estruturantes, em Outubro de 2003 foi apresentada uma candidatura no âmbito da medida Conteúdos para Banda Larga do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (n.º de origem 678/2.2/NRE). Em resultado desta candidatura, em 2004 foi aprovado um co-financiamento de 50% do projecto, homologado em Maio de 2005 no âmbito do POS_Conhecimento.


O co-financiamento atribuído pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento comparticipou metade do orçamento previsto para o lançamento do projecto que decorreu no período 2006-2007 - criação do sítio na Internet e uma primeira recolha de informação - tendo a Númena assegurado a restante parte deste co-financiamento essencialmente através de uma doação de tempo e de recursos por parte da equipa. 



COOPERAÇÃO E PARCERIAS


Associação Portuguesa de Deficientes (APD)

Tendo em perspectiva promover a partilha de experiências e a troca de informação e discussão sobre a problemática da deficiência e das necessidades especiais em Portugal, em Março de 2006 foi assinado um protocolo de cooperação entre a Númena e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD).


Núcleo de Inclusão Social (NIS)

Com o objectivo de promover uma partilha de conhecimento sobre discriminação social e sobre dinâmicas de inclusão e exclusão social, em Janeiro de 2009 o centro de recursos anti-discriminação estabeleceu uma colaboração com Núcleo de Inclusão Social (NIS), um projecto criado em 2008 por professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). Mais informação disponível aqui.



EQUIPA PONTE MARGEM


Tiago Ralha
(coordenação até 2013)


Isabel Margarida Freitas
(coordenação editorial e redacção)


Contacto: pontemargem@numena.org.pt



CONSULTORES (2003-2008)

Bruno Peixe Dias
Licenciado em Economia (UCP), Pós-graduado em Economia e Sociologia Históricas (FCSH/UNL)
Númena, Núcleo Português/RAXEN
Área: origem e nacionalidade


Edite Rosário
Socióloga, Mestre em Estudos da População e Ecologia Humana (FCSH/UNL), Doutoranda em Sociologia (ISCTE-IUL)
Númena, Núcleo Português/RAXEN
Área: origem e nacionalidade; educação intercultural


Eduardo Botelho
Sociólogo, Mestre em Sociologia da Educação (FCSH/UNL)
Membro da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD)
Área: acessibilidade na Internet para cidadãos com necessidades especiais


Isabel Baptista
Socióloga, Doutoranda em Demografia e Sociologia da População (ISCTE-IUL)
Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Demografia
Área: idade e ciclos de vida, sociologia da população


Joana Azevedo
Socióloga, Doutorada na Universidade La Sapienza (Itália)
Área: religião, crenças e laicidade


João Louçã
Antropólogo, Pós-graduado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (FCSH/UNL)
Área: expressão e representação social da doença; necessidades especiais e capacitação

Mónica Catarino
Advogada, Licenciada em Direito (Universidade do Minho)
Númena, Núcleo Português/RAXEN
Área: legislação e procedimentos legais anti-discriminação


Samanta Velho
Socióloga, Licenciada em Sociologia (FCSH/UNL)
Área: relações sociais de género


Sérgio Vitorino
Jornalista, Licenciado em Ciências da Comunicação (FCSH/UNL)
Membro do Conselho de Administração da Universidade Euro-Mediterrânea das Homossexualidades (UEEH)
Área: identidade e orientação sexual; discriminação nos media


Sónia Cardoso
Socióloga, Mestre em Demografia e Sociologia da População, Doutoranda em Demografia e Sociologia da População (ISCTE-IUL)
Docente do Departamento de Sociologia do ISCTE. Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Demografia
Área: idade e ciclos de vida; análise demográfica


Tiago Santos
Sociólogo, Mestre em Sociologia (FCSH/UNL), Doutorando em Sociologia (ISEG-UTL)
Númena
Área: informação estatística, sondagem e análise de dados em Ciências Sociais; religião, crenças e laicidade




AGRADECIMENTOS


A Elisabete Brigadeiro e a Miguel Farias pelo contributo na fase preparatória do Centro de Recursos Anti-discriminação (2003-2004).


A Magda Lalanda Nico e a Alexandra Vaz pelo contributo para o Guia de Recursos na área das relações sociais de género (2006).


A Miguel Madeira (KEOPS multimédia) pelo trabalho de programação e desenvolvimento informático do sítio Ponte Margem (2006-2007).


A António Faria e a Vera Matagueira (Golpe de Estado - Produções Criativas) pela concepção gráfica do sítio Ponte Margem e da colecção de working papers (2006-2007).


A Paula Gonçalves (POS_Conhecimento) pelo esclarecimento de dúvidas e apoio no âmbito do co-financiamento do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (2006-2007).


Aos consultores que contribuíram para o lançamento do centro de recursos anti-discriminação com os seus conhecimentos e a sua experiência em diferentes áreas de actuação (2003-2008).


A Inês Costa pelo apoio e ajuda em diferentes momentos, nomeadamente nas questões de paginação de documentos da Ponte Margem (2008-2009).


A  todas as pessoas que têm partilhado informação com a Ponte Margem e que têm acompanhado ou divulgado os passos do centro de recursos. Estamos muito agradecidos.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Logótipo do projecto Ponte Margem
sítio Ponte Margem