Logótipo da Númena

OPERATION VOTE

Operation Vote é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia e desenvolvido em cinco países europeus (Itália, Espanha, Portugal, Áustria e Suécia) que pretende responder à insuficiente participação política e social dos cidadãos da UE que residem em estados membros de onde não são nacionais.

BROCHURA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A Númena - Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas é parceira neste projecto, estando incumbida de o desenvolver em Portugal, articulando-o em torno de duas grandes dimensões:

- Um eixo de INVESTIGAÇÃO que pretende analisar a participação política (legislação e experiência) dos cidadãos não nacionais da UE que residem em Portugal no que respeita ao direito ao voto nas eleições para o Parlamento Europeu e nas eleições autárquicas, examinando ainda questões relacionadas com o direito de criar e aderir a ONGs, sindicatos e partidos politicos.

- Um eixo de ACÇÃO que visa aumentar a consciência desses cidadãos relativamente aos seus direitos de voto , de participação nas eleições enquanto candidatos e na filiação em partidos politicos contribuindo assim para um incremento do seu recenseamento e, consequentemente, da sua participação eleitoral.

Em Portugal, o projecto Operation Vote incidirá prioritariamente sobre as 3 comunidades mais expressivas em termos númericos – as dos cidadãos romenos, espanhóis e britânicos.

Na Númena, Tiago Santos coordena o projecto enquanto que a componente de investigação é desenvolvida por Nuno Oliveira e a de acção por Pedro Soares.

Nos restantes países parceiros, Operation Vote é desenvolvido por:

COSPE - Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti (Itália)

AFIES - Fundación Asistencial para la Formación, Investigación y Estudio (Espanha)

MigrantInnenbeirat der Stadt Graz (Áustria)

Stiftelsen Cesam (Suécia)



Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Operation Vote