Logótipo da Númena

> THE PILGRIMAGE PROJECT

UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS EM LOCAIS SAGRADOS

Reunindo um conjunto de investigadores das universidades de Oxford, Basileia e Hamburgo, para além da própria Númena, The Pilgrimage Project é um projecto multidisciplinar que reúne teorias e metodologias da psicologia, sociologia, história, antropologia e teologia numa abordagem inédita ao fenómeno da peregrinação.

O primeiro estudo desta recém-criada rede de investigadores tem financiamento da Fundação Bial e pretende explorar as motivações e experiências de quem viaja para locais sagrados. Mais concretamente, visa compreender como as motivações específicas que subjazem à peregrinação e os sistemas de crenças e práticas religiosas nela envolvidas dão forma às experiências perceptivo-ideacionais (religiosas e mágico-paranormais, por ex.) e aos estados de afecto experienciados durante as visitas a locais sagrados.

Para tal, o projecto contempla, 1) o desenvolvimento e teste de uma nova escala de motivações relativas à peregrinação; 2) a avaliação das motivações dos peregrinos e das experiências (comportamentais, afectivas e espirituais) por eles relatadas; e 3) a reavaliação dos peregrinos 8-12 semanas após o contacto inicial, já fora do contexto da peregrinação. O objectivo final é produzir um modelo estatístico que permita prever de que forma as experiências relatadas se encontram associadas a tipos individuais de motivação.

Os resultados deste processo constituirão ainda o primeiro conjunto de dados trans-culturais sobre peregrinação em três países europeus (Portugal, Reino Unido e França), contribuindo assim para aumentar significativamente a nossa compreensão da religiosidade contemporânea.

A responsabilidade pelo desenvolvimento do projecto na Númena e em Portugal é de Pedro Soares.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Imagem de uma Igreja em reconstrução