Logótipo da Númena

> NECESSIDADES ESPECIAIS, DEFICIÊNCIA E CAPACITAÇÃO EM PORTUGAL: UM GUIA DE RECURSOS EM CONHECIMENTO (1974-2010)


O projecto de criação de um Guia de Recursos sobre necessidades especiais, deficiência e capacitação em Portugal, desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Deficientes (APD), enquadra-se nas actividades do Centro de Recursos Anti-discriminação.

O presente projecto tem como objectivo principal a criação de um guia de recursos no domínio da investigação e do conhecimento sobre necessidades especiais, deficiência e capacitação em Portugal, abrangendo o período de análise de 1974 a 2010. O projecto desenvolve-se em duas principais linhas de trabalho:

  • Investigação e recursos de conhecimento (1974-2010)
  • Actores intervenientes, programas e serviços (2010).

Tanto na vertente da investigação e conhecimento como na vertente da informação sobre organizações, programas e serviços, o Guia de Recursos destina-se a um público abrangente, nomeadamente pessoas com deficiência e suas famílias, membros de associações e organizações não-governamentais, profissionais e técnicos de intervenção (na área da reabilitação, da saúde, ou de outras respostas sociais), investigadores, estudantes, administração pública central e local, organismos públicos com intervenção na área da deficiência e necessidades especiais, jornalistas, bibliotecários e outros profissionais de informação e documentação.

Em resultado de uma candidatura apresentada a concurso público no final de Março de 2010, o presente projecto conta com um co-financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, IP) no quadro do Subprograma Para Todos, abrangendo 60% do orçamento global do projecto.


PARCERIA

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) é uma associação de defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência criada em 1972, abrange todas as tipologias de deficiência e desenvolve uma intervenção de âmbito nacional estruturada através de delegações locais e distritais.


PRINCIPAIS RESULTADOS E SUA DIVULGAÇÃO

Os principais resultados do presente projecto serão publicados em suporte impresso e em suporte digital. Será ainda organizado um seminário em parceria com a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) com o objectivo de proporcionar debate e reflexão sobre investigação, conhecimento e acção sobre necessidades especiais e deficiência em Portugal:

  • Seminário: Necessidades Especiais e Deficiência em Portugal: Investigação, Conhecimento e Acção – de 1974 à actualidade (26 de Janeiro de 2011, Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa).
  • Publicação digital (actas do seminário): Necessidades Especiais e Deficiência em Portugal: Investigação, Conhecimento e Acção – de 1974 à actualidade.
  • Publicação digital: Necessidades Especiais, Deficiência e Capacitação em Portugal – Um Guia de Recursos sobre Investigação e Conhecimento (1974-2010).
  • Publicação digital: Bibliografia sobre Necessidades Especiais, Deficiência e Capacitação em Portugal (1974-2010).

As publicações digitais - guia de recursos e bibliografia - serão integralmente disponibilizadas para consulta na Internet, nomeadamente no sítio Ponte Margem - Centro de Recursos Anti-discriminação.


EQUIPA DO PROJECTO

Isabel Margarida Freitas e Tiago Ralha (Númena - Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, Ponte Margem - Centro de Recursos Anti-discriminação)

Marta Azevedo, Ana Maria Pereira, Carla Nascimento e equipa da Associação Portuguesa de Deficientes (APD).

Colaboração de Eduardo Botelho
Sociólogo, mestre em Sociologia da Educação (FCSH-UNL). Foi membro da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e co-fundador da Associação de Jovens com Deficiência Visual do Concelho de Almada (1995-2006).

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Imagem do cartaz do seminário