Logótipo da Númena
> INVIP - BOAS PRÁTICAS DOS BANCOS DIRIGIDAS AOS IMIGRANTES E REFUGIADOS


Uma equipa da Númena desenvolveu em parceria com quatro instituições de outros tantos países da U.E. (Itália, Espanha, Grécia e Chipre), um projecto sobre boas práticas no acesso dos imigrantes e refugiados aos serviços bancários. Em resultado desta parceria foi publicada em 2009, uma brochura em que são identificados os principais problemas e em que se apresentam recomendações e boas práticas identificadas nos vários países.



Em paralelo, a mesma equipa
organizou para o Alto Comissariado para a Imigração e Diversidade Intercultural, uma conferência sobre a mesma temática, que se realizou em Setembro de 2008 e efectuou um estudo aprofundado sobre a situação portuguesa. Pode aceder aqui a mais informação sobre esta parceria com o ACIDI.


OBJECTIVOS DO PROJECTO


OBJECTIVO GERAL

Promover a integração dos imigrantes e dos refugiados através da melhoria do acesso destes aos serviços bancários, nomeadamente o acesso ao crédito para financiamento de actividades económicas e para compra de casa, e estabelecer uma rede de ONG's, bancos, organizações e autoridades municipais à volta deste tema.


OBJECTIVO ESPECÍFICO

Identificar e disseminar boas práticas na área dos serviços bancários dirigidos aos imigrantes e refugiados, através de redes trans-nacionais e nacionais de fornecedores de serviços (bancos), clientes (organizações de imigrantes) e outras partes interessadas (municípios, ONG's, organizações patronais, sindicatos).


BENEFICIÁRIOS/GRUPOS-ALVO

Imigrantes que precisam de recorrer aos serviços bancários, e têm dificuldades em fazê-lo, nos cinco estados membros que são alvo do estudo. Bancos e outras partes interessadas (municípios, sindicatos, ONG's e associações, etc.) também serão grupos-alvo do projecto.


RESULTADOS ESPERADOS

- Uma melhoria no acesso ao crédito por parte dos imigrantes e refugiados, tanto para iniciar uma actividade económica como para comprar uma casa.
- Chamar a atenção e sensibilizar os bancos e outras instituições de crédito, ONG's, autoridades públicas etc. para o acesso ao crédito e serviços bancários pelos imigrantes e refugiados.
- Um melhor conhecimento para os cidadãos imigrantes acerca das oportunidades de acesso ao crédito e aos serviços bancários oferecidos pelos bancos e outras instituições de crédito, bem como acerca das vias de acesso a estes serviços.
- Um manual transnacional de boas práticas distribuído nos cinco países europeus alvos do estudo.



ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

- Mapeamento e análise das necessidades e dificuldades de acesso aos bancos e instituições de crédito para imigrantes e refugiados. Recolha e análise das boas práticas actualmente existentes nesta área.
- Identificação de boas práticas em cada um dos estados membros através de workshops nacionais com a participação das várias partes interessadas.
- Workshops transnacionais com o objectivo de definir boas práticas no sector e trocar informação.
- Publicação de um manual sobre boas práticas no sector.
- Conferência internacional de apresentação dos resultados do projecto.


INSTRUMENTOS DE PESQUISA UTILIZADOS E OUTROS MATERIAIS:
Para a recolha da informação trabalhada nesta investigação, construíram-se várias ferramentas e materiais de apoio:
- um questionário para aplicar aos imigrantes;
- guiões para as entrevistas nos bancos e aos empresários imigrantes
- uma brochura (exterior e interior) para apresentação do projecto

FINANCIAMENTO:

Este projecto foi aprovado para financiamento pela Comissão Europeia DG Justiça, Liberdade e Segurança, através do programa INTI - Integração de Nacionais de países Terceiros (a lista de projectos aprovados pode ser consultada aqui.

Foi ainda co-financiado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diversidade Intercultural (ACIDI,IP)



DURAÇÃO:

18 meses, início em Dezembro de 2007 e terminou em Junho de 2009


PARCEIROS EUROPEUS:

COSPE - Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti (Coordenação) - Itália
MPDL - Movimiento por la Paz, el Desarme y la Libertad - Espanha
Symfiliosi - Chipre
Antigone - Information & Documentation Centre on Racism, Ecology, Peace and Non Violence - Grécia


EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO EM PORTUGAL:

Bruno Dias
Tiago Ralha
Rahul Kumar
Elisa Silva


O conteúdo desta página é da exclusiva responsabilidade da Númena e não pode, em caso algum, ser tomado como expressão das posições da União Europeia.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Logo do projecto INVIP
Imagem com a capa do Handbook
Logo do COSPE
Logo do MPDL
Logo da Symfiliosi
Logo da Antigone